Planejamento

Comitê Nacional de Planejamento Estratégico:

A Resolução de Diretoria Nº 005-2017, de 05 de dezembro de 2017, instituiu o Comitê Nacional de Planejamento Estratégico, que terá as seguintes atribuições:

  • Promover os ajustes e revisões necessários ao Planejamento Estratégico na CBTU, quando necessário;
  • Atuar como interlocutor entre os órgãos e áreas das Unidades Administrativas e o órgão responsável pela gestão do Planejamento Estratégico na Administração Central;
  • Promover e monitorar a execução do Planejamento Estratégico em suas respectivas Unidades, em estreito relacionamento com o órgão responsável pela gestão do Planejamento Estratégico na Administração Central;
  • Oferecer suporte técnico a todas as áreas da Companhia, no tocante às metodologias e ferramentas de gerência de ações estratégicas e processos de trabalho;
  • Fomentar a busca de estratégias, métodos e ferramentas para promover a divulgação do Planejamento Estratégico e seus desdobramentos no âmbito da CBTU;
  • Solicitar aos órgãos e áreas da Companhia dados e informações necessários para a consolidação de relatórios do Planejamento Estratégico, a serem encaminhados e apresentados à Diretoria Executiva e aos demais órgãos colegiados por intermédio do órgão responsável pela gestão do Planejamento Estratégico na Administração Central.

As gerências regionais integram o comitê por meio da participação dos seguintes representantes, sob coordenação do primeiro: 

Diogo Emanoel Rios de Morais – GIPLA
Carlos Eduardo Buarque Pimentel – GIOPE
Florêncio Absalão da Silva Filho – GIMAN
Bruna Teixeira Macias Moury Fernandes – GIAFI 
Igor Pires Leite de Melo – GIOBR

Plano Estratégico da CBTU para o Período 2015-2019

O documento disponibilizado no link abaixo, apresenta o Plano Estratégico da CBTU 2015-2019. São detalhadas as ações que resultaram no plano, que mobilizou gestores e técnicos da Companhia para rediscutir a visão de futuro, objetivos estratégicos e seus projetos.

Assim, o conteúdo ora disponibilizado por meio deste documento visa dar ciência aos interessados sobre as principais diretrizes que nortearão o futuro da CBTU até 2019. Para isso, o documento está estruturado da seguinte forma:

  • Introdução, que descreve a construção do Plano e a Análise do Ambiente;
  • Direcionadores Estratégicos, reunindo Missão, Visão e Valores da Companhia;
  • Mapa Estratégico 2015-2019, apresentando e descrevendo os Objetivos Estratégicos;
  • Indicadores e Metas, quantificando suas situações atuais e projetadas; e
  • Projetos Estratégicos, com sua breve descrição.

Link: plano_estrategico_2015-2019

Objetivos Estratégicos

Os objetivos estratégicos são uma declaração daquilo que a CBTU espera alcançar. É sobre eles que são definidos indicadores e metas – para medir a eficácia, eficiência e efetividade – e serão desenvolvidos ações e projetos.

Link: objetivos_estrategicos

Mapa Estratégico

O mapa também representa uma síntese de fácil entendimento do planejamento estratégico da companhia, o que é indispensável na transição entre a fase de planejamento para a fase de execução das ações estratégicas.

Os projetos e ações no âmbito da STU-REC devem convergir e estar absolutamente alinhados com as estratégias definidas pela direção da CBTU.

Planos de Ação

O Plano de Ação (PA) detalha as ações do Plano Plurianual, do nível tático para o operacional de planejamento, a serem desenvolvidas no ano, para se atingir as metas parciais dos objetivos permanentes ou objetivos específicos de curto prazo da organização.

Plano de Ação 2018 – Em elaboração
Plano de Ação 2017 – PA2017
Plano de Ação 2016 – PA2016
Plano de Ação 2015 – PA2015
Plano de Ação 2014 – PA2014
Plano de Ação 2013 – PA2013
Plano de Ação 2012 – PA2012

Relatórios Gerenciais

Os Planos de Ação são os instrumentos máximos de planejamento das Unidades, através dos quais são explicitados os objetivos, diretrizes e ações pretendidas para o exercício, em consonância com os objetivos estratégicos da Companhia. São também definidos os respectivos recursos alocados a cada uma das intervenções propostas, demonstrando, assim, eventual necessidade de suplementação orçamentária.

O Relatório Gerencial, por sua vez, tem como finalidade de apresentar a análise da evolução da programação proposta nos Planos de Ação, mostrando o progresso das ações e os gastos em cada área da Unidade, em relação ao programado.

Através dele é feito o acompanhamento do Plano de Ação, pela execução orçamentária, do avanço de cada uma das ações, dos percentuais de execução alcançados, etc. Esse conjunto de informações torna possível identificar a eventual necessidade de revisão nas metas, adequação de escopo, etc., bem como otimizar a aplicação dos recursos disponíveis, quantificar e buscar suplementações orçamentárias ou realizar/solicitar os remanejamentos de dotações possíveis entre ações, no contexto da Companhia como um todo.

Relatórios gerenciais – 2017

1º e 2º bimestre
3º bimestre
4º bimestre
5º bimestre
6º bimestre (publicação em janeiro/18)

themekiller.com